quarta-feira, 3 de junho de 2009

Briga de Titãs: Google e Amazon vão disputar mercado de ebooks

Segundo o portal português Publio.Pt, vai ter disputa pesada no mercado de ebooks.

O Google anunciou que irá entrar no negócio, competindo com a Amazon, que recentemente lançou o Kindle DX, um revolucionário leitor de ebooks. Entre as diversas formas de ganhar clientes, a Amazon não só dispõe de uma blblioteca de downloads gratuítos para quem comprar o leitor, como o preço de um livro digital comprado lá é infinitamente menor do que um livro impresso. A facilidade é imensa: o leitor conecta-se diretamente ao site da Amazon e faz o download da obra que você quiser, e o valor é debitado de seu cartão.

Porém o mundo cor de rosa de lucros da Amazon parece que será ameaçado pela voracidade do Google. Até o final deste ano, O Grande Irmão vai entrar no negócio, segundo declarações da empresa na BookExpo de Nova Iorque. Assim como a Amazon, o Google pretende apenas atuar no mercado como uma loja online, porém, devido ao seu alcançe mundial, a aposta é que as vendas sejam maiores do que as da concorrente.

A diferença do sistema de cobrança é que a Amazon paga para as editoras um valor fixo tanto para os livros vendidos quanto para os ebooks, enquanto o Google pretende definir previamente junto às editoras o preço final do ebook, o que muitos estão achando que fará com que o preço final deles iguale-se ao preço do livro impresso.

Isso sem contar o acordo feito com editoras norte-americanas e bibliotecas no mundo todo para digitalizar livros que já estão em domínio públio e disponibilizar on-line trechos de livros que ainda detém direito autoral.

E assim o Google parece estar se tornando uma verdeira potência ao deter uma enorme gama de informações, não só atuais, mas de obras antigas e já fora do domínio público.

Nenhum comentário: