segunda-feira, 15 de junho de 2009

400 MIL PESSOAS DEVEM PASSAR PELOS 10 DIAS DA SEGUNDA MAIOR FEIRA DO LIVRO DO BRASIL EM RIBEIRÃO PRETO

A 9º Feira Nacional do Livro receberá artistas de peso do cenário literário e musical nacional e internacional em Ribeirão Preto, efervescendo a cidade com atrações gratuitas durante 10 dias consecutivos. São 16 mil metros quadrados de estrutura montados entre a Praça XV e a Praça Carlos Gomes, no Centro de Ribeirão. O Theatro Pedro II também integra os palcos do evento.

“esperamos receber mais de 400 mil pessoas este ano” – comemora Mariângela – Superintendente da Fundação Feira do Livro, uma das entidades que organiza o evento junto a Prefeitura Municipal. “A cidade vai respirar cultura 24 horas, com acesso a escritores renomados, shows que privilegiam a “palavra cantada” e lançamento e apresentação de livros com preços até 50% menores”- enfatiza a superintendente.

Este ano, mais de 100 autores estarão em contato direto com o público que varia de visitantes, turistas a estudantes da rede pública e particular não só da cidade mas de toda a região.

A nata da Literatura desembarca em junho em Ribeirão.

Na literatura, escritores consagrados discutem o papel da escrita no mundo contemporâneo durante o evento seja em Cafés Filosóficos falando sobre temas diversos ou nos Salões de Idéias lendo trechos ou lançando novas obras.
Entre os nomes que passarão pelos 10 dias do evento estão Xico Sá, Marcelo Rubens Paiva, Mário Prata, Maurício Kubrusly, Pasquale Cipro Neto, Augusto Cury, Ali Kamel, Carlos Heitor Cony, Carola Saavedra, Cristovão Tezza, Fernando Morais, Frederico Barbosa, José Hamilton Ribeiro, João Carrascoza, Luiz Felipe Pondé, José Miguel Wisnik, Lourenço Mutarelli, Marcelo Mirisola, Márcia Tiburi, Marçal Aquino, , Moacyr Scliar, Martha Medeiros, Pedro Bandeira, Ricardo Kotscho, Sérgio Freire, Zuenir Ventura, dentre outras dezenas de escritores já confirmados a presença neste grande acontecimento.

Os escritores chilenos convidados são: Luis Sepúlveda, autor de “Um Velho que lia Romances de Amor” (2005) dedicado ao ativista ambiental brasileiro Chico Mendes, Tito Alvarado, poeta, ensaísta e jornalista e o escritor e crítico Luis Aguilera González.

Os Convidados na Música – os shows acontecerão a céu aberto e em frente à bela esplanada do Theatro Pedro II com Adriana Calcanhoto, João Bosco, Lenine, Luiz Melodia, Oswaldo Montenegro, Paulinho da Viola, Maria Rita, Vanessa da Mata, Paula Toller, Tita Parra, Ná Ozzetti, Mulheres de Hollanda, Toquinho e MP4, além de shows locais em diversos espaços da feira. Todos gratuitos.

Os Homenageados

Todo ano, a Feira do Livro homenageia um país, um estado, um escritor e um patrono, que são reverenciados e divulgados durante o evento. Este ano, a Feira Nacional do Livro de Ribeirão Preto homenageará o Chile, berço cultural de dois prêmios Nobel de Literatura: Pablo Neruda e Gabriela Mistral. É terra também da escritora Isabel Allende.

O Estado homenageado é o Amazonas. Rico em rios, plantas, flores, animais, comidas exóticas e cultura popular. A Amazônia também revelou grandes talentos da literatura brasileira, tais como o poeta Thiago de Mello e os escritores Milton Hatoum e Márcio Souza, os três estarão presentes na feira deste ano.

A escritora é poetisa goiana Cora Coralina é a escritora a condecorada. É dela inclusive o nome do Prêmio que o evento promove incentivando novos autores a mostrarem seus trabalhos, culminando na publicação de um livro.

O patrono da 9º Feira Nacional do Livro de Ribeirão Preto é justamente um de seus idealizadores, o escritor e porta-voz da causa do livro e da leitura no Brasil, o jornalista e escritor ribeiraopretano, Galeno Amorim.

Espaços Temáticos – traz cozinha de Cora Coralina e astronauta brasileiro
Entre os espaços temáticos da Feira do Livro, pode-se destacar a menção ao museu da poetisa Cora Coralina, localizado na cidade de Goiás. Outra novidade é a comemoração do Ano Internacional da Astronomia que transformará a praça em um observatório com telescópios e receberá o astronauta brasileiro Marcos Pontes, como convidado.

A praça também abrigará a “Cidade do Livro”, um projeto itinerante, voltado ao público infantil, que promove um passeio educativo com atividades, personagens e cenário lúdico incentivando à leitura.

O Estande dos Autores Locais é um dos espaços mais movimentados do evento. Localizado na esplanada do Theatro Pedro II, com exposição e venda de livros, tardes de autógrafos, pequenas palestras e muito bate-papo no projeto “Tempo do Livro”, idealizado em 2008, com o objetivo de promover um sarau artístico com o público e os artistas.

Outras Atividades

A Feira do Livro também promoverá o Simpósio de “Ciência, Literatura e Cultura”, que durante o dia 22 de maio, debaterá assuntos envolvendo cultura, literatura, jornalismo científico e astronomia.

Outro destaque é o espaço gastronômico da 9º Feira Nacional do Livro, que receberá grandes nomes da cozinha com livros publicados sobre gastronomia.
O Cinema da Praça é um espaço com 100 lugares e visa a exibições de filmes nacionais e internacionais gratuitamente, durante os 10 dias da feira. Serão duas sessões de longas-metragens diárias, além de 13 sessões de curtas-metragens por dia.

Prêmios Literários

Dois prêmios literários foram realizados na 9º Feira do Livro. O Prêmio Literário Rubem Cione voltou-se para autores com obras publicadas em 2008. Quatro mil reais serão distribuídos entre os três primeiros colocados.

Já o prêmio Cora Coralina foi voltado para estudantes da rede de ensino de Ribeirão Preto e para escritores de todo país. Os prêmios vão de kits de livros e computadores a viagens para a Feira de Porto Alegre, Festa Literária de Paraty, final de semana cultural em São Paulo e a publicação de uma obra com a coletânea dos premiados.

FEIRA NACIONAL DO LIVRO DE RIBEIRAO PRETO
DE 18 A 28 DE JUNHO
PRAÇA CARLOS GOMES, PRAÇA XV E THEATRO PEDRO II.

O evento é gratuito, realizado pela Fundação Feira do Livro, Instituto do Livro, Prefeitura Municipal de Ribeirão Preto e com o apoio das entidades literárias de Ribeirão Preto.

Nenhum comentário: