quarta-feira, 8 de abril de 2009

Memórias da Literatura - 90 anos de Tatiana Belinky

14 de abril, às 19h, no SESC Vila Mariana, o Museu da Pessoa realiza o lançamento do web site Memórias da Literatura Infantil e Juvenil, evento que reúne precursores da classe literária brasileira e oferece uma oportunidade única de interação entre o público e a obra de autores e ilustradores clássicos como Ana Maria Machado, Pedro Bandeira, Ricardo Azevedo, Ruth Rocha, Ziraldo, dentre outros. É esperada a presença de autores como Anna Flora, Cláudio Fragata, Edy Lima, Fanny Abramovich e Mirna Pinsky, críticos literários como Edmir Perrotti e Nelly Novaes Coelho e ilustradores como Alcy Linares, além de editores de obras literárias, educadores e amantes da literatura, que poderão acompanhar uma cerimônia especial em homenagem aos 90 anos de Tatiana Belinky e prestigiar o lançamento deste novo canal virtual literário.

O site www.memoriasdaliteratura.com.br. revela a partir do dia 14/04, pela primeira vez, detalhes da trajetória e da obra de 45 mestres da área literária e conta com mais de 40 entrevistas exclusivas disponibilizadas em texto, áudio e vídeo, além de biografias e uma ampla pesquisa de referências bibliográficas.

A história da literatura infantil e juvenil é apresentada a partir de um mosaico de relatos pessoais daqueles que ajudaram a construir esta arte no país. Para os realizadores, o projeto traz uma relevante contribuição para o registro, a preservação e a democratização da história de vida de uma primeira geração de autores clássicos, cuja obra firmou os alicerces da literatura infantil e juvenil nas décadas de 60 e 70.

Para Ricardo Azevedo, um dos entrevistados, "O Brasil é um país extraordinariamente desigual, e a literatura infantil pode ocupar um papel muito interessante, como um espaço mediador entre uma certa cultura erudita e a maioria das pessoas".

O site disponibiliza ao público 2 horas e meia de vídeos editados, dez arquivos de áudio com autores narrando trechos de obras famosas e 1.500 páginas de narrativas, além de um acervo de fotografias raras e ilustrações que marcaram época. Para Ziraldo, um dos entrevistados, "esse tipo de trabalho, para um entendimento futuro do nosso tempo e do nosso país, é muito importante".

Filhos de Lobato

Por meio do site, o público terá acesso a fóruns de discussão e conhecerá uma exclusiva Linha do Tempo, cujos marcos históricos foram construídos pelos próprios entrevistados. Em meio a narrativas pessoais, fragmentos de memórias de infância e lembranças emocionantes e engraçadas, é possível desvendar conteúdos de algumas personalidades raras que fizeram história, como Walter Ono, Gian Calvi e Fernando Lemos.

O site é parte integrante do Projeto Memórias da Literatura Infantil e Juvenil, uma iniciativa do Museu da Pessoa, com patrocínio da Comgás e Indiana Seguros, por meio da Lei de Incentivo à Cultura - Ministério da Cultura e Governo Federal, e com apoio do SESC-SP. O Projeto contempla oficinas de formação para capacitar educadores na utilização destes conteúdos em atividades pedagógicas. As primeiras oficinas foram oferecidas a um grupo de 30 profissionais, em outubro de 2008, em São Paulo, e serão ampliadas para novas cidades ao longo de 2009. A troca de experiências promovida nestes encontros gerou a publicação “Edição do Educador”, com lançamento previsto para o 1º. semestre de 2009.

Durante o lançamento, haverá diversos pontos de internet espalhados no local para demonstração do conteúdo do site.

AGENDA:

Lançamento do web site Memórias da Literatura Infantil e Juvenil (www.memoriasdaliteratura.com.br). 14/04, das 19h às 21h, no SESC Vila Mariana, em São Paulo. Evento aberto para educadores, pesquisadores e amantes da literatura clássica. Confirmação de presença: F. (11) 2144-7150 ou literatura@museudapessoa.net

Sobre o realizador:
O MUSEU DA PESSOA é uma rede internacional de histórias de vida, fundado em São Paulo em 1991, e formado por núcleos no Brasil, Canadá, Estados Unidos e Portugal. Com o propósito de criar um novo espaço onde cada pessoa possa ter a oportunidade de preservar a sua história de vida e de se tornar uma das múltiplas vozes da nossa memória social, a organização é um museu virtual, voltado para contribuir com a mudança social por meio da preservação de histórias de vida organizadas em uma base de dados digital. www.museudapessoa.net

Mais Informações:
Clarissa Rodrigues
Assessoria de Comunicação - Museu da Pessoa
R. Natingui, 1100 | Vila Madalena | São Paulo | SP | CEP 05443-002
comunicacao@museudapessoa.com.br
Tels.: + 55 11 2144-7150 R. 30
Cel: + 55 11 9152-2344

Nenhum comentário: