quarta-feira, 14 de janeiro de 2009

Relançamento: A CONSTRUÇÃO DO LIVRO NO BRASIL

Todas as fases da produção de obras literárias, desde a preparação de originais até a impressão final são retratadas em A construção do livro, lançamento da Editora Unesp. Em sua segunda edição, revisada e ampliada, já incorporando o novo acordo ortográfico, este clássico da produção editorial coloca-se como obra de referência a ser utilizada não apenas por profissionais envolvidos em edição de livros, mas também por todos que desejam entender os processos de preparação de textual e gráfica.

Emanuel Araújo divide seu livro em duas grandes áreas: preparação de originais e processo industrial, embasando cada uma delas com relatos históricos (datados de III a.C. até os dias atuais), imagens e exemplos de quase tudo o que é estudado. O autor ressalta, então, que vivemos na época dos "livros dos editores", em que toda a produção passa por suas mãos e por seu papel de supervisionar a publicação até a fase final.

A partir de então, passa-se aos estudos aprofundados de normalização de textos e de originais, com dicas de estruturação de frases, uso de maiúsculas e minúsculas, utilização de numerais, os principais desafios das traduções, entre diversos outros tópicos. Para o autor, é a normalização literária, respeitando-se o original e dando coerência a ele.

Já na segunda parte da obra são fornecidas informações acerca da preparação industrial, relatando primordialmente o projeto gráfico, a revisão das provas e suas etapas, o projeto visual, a iconografia e a impressão. Assim é estudada a montagem geral do livro, a diagramação, o histórico das impressões, a relação entre objeto e texto e os diversos sistemas de medida, como Didot e Paica, buscando fornecer aos editores elementos para que o produto final seja satisfatório.

Utilizando-se de exemplos teóricos e práticos, A construção do livro coloca ainda em seus apêndices tabelas de conversão de medidas e os sinais de revisão, sendo considerado por Antonio Houaiss "o passo à frente substantivo na bibliologia brasileira e lusófona, impondo-se como a obra de consulta e referência indispensável em tudo que se refira aos temas do amplo espectro teórico e prático suscitado pelo livro".

Sobre o autor - Emanuel Araújo (1942-2000) foi professor titular da Universidade de Brasília, onde desenvolveu estudos sobre História Antiga e recebeu o título de Professor Emérito (post mortem). Atuou também como editor da Fundação Getúlio Vargas, no Arquivo Nacional e na Bloch Editores, entre outras instituições. Foi também Presidente do Conselho Editorial da Editora Universidade de Brasília.

Título: A construção do livro
Autor: Emanuel Araújo
Número de páginas: 640
Formato: 16 x 23 cm
Preço: R$ 96
ISBN: 978-85-7139-839-9

Os livros da Fundação Editora da Unesp podem ser adquiridos pelo site www.editoraunesp.com.br ou telefone (11) 3242-7171.

Nenhum comentário: