segunda-feira, 6 de outubro de 2008

Concorrência desleal

Ontem, domingo, vi uma coisa que me deixou estarrecido. Procurando o preço de um livro na Estante Virtual, livro esse me oferecido por uma Ponta de Estoque de São Paulo, notei um leitor vendendo o livro, aliás, vendendo pelo maior preço diante das demais ofertas. Para completo choque verifiquei que além do livro estar sendo anunciado como novo, a descrição da obra é a mesma utilizada pela ponta de estoque que tem o livro por R$ 10,00. O leitor está vendendo o livro por mais de R$ 90,00.

Além desse livro, notei que as quase 100 obras que esse mesmo leitor (piada né?) tem para vender são, em sua maioria, obras novas, compradas em pontas de estoque em São Paulo. A velha história que são obras que os leitores tem em casa, e etc, caem por terra por ai.

Até quando a Estante Virtual vai deixar que isso aconteça? No mínimo isso é concorrência desleal, se o leitor quer vender seus próprios livros, que o faça, mas a partir do momento que ele começa a compra livros com o intúito de os revender pela Estante Virtual, ele não é mais leitor, ele passa a ser livreiro e como tal devia ser taxado como seus iguais.

Todos nós, livreiros e a Estante Virtual perdemos com esse tipo de prática mau caráter.

Essa postagem foi orginariamente escrita para o Fórum da Estante Virtual, mas como passados mais de 24hs a postagem ainda continua moderada, resolvi postar aqui o meu desabafo.

Nenhum comentário: