quarta-feira, 30 de julho de 2008

Entrevista com Giovanni Soltoggio, administrador geral do Gojaba.com

Na semana passada enviamos algumas perguntas para o pessol do Gojaba.com, que foram respondidas pelo Giovanni Soltoggio, administrator geral, responsável pelo marketing, business development e todas as funções relacionadas a administração e desenvolvimento do site

- Como surgiu o projeto?

Nós desejávamos criar um site que compreendesse e, assim, entrasse em mercados emergentes de venda de livros usados através da internet. O Gojaba.com teria uma proposta flexível para trabalhar com todos estes mercados, sendo capaz de lidar com todas as línguas e alfabetos do mundo. Nós também gostaríamos de oferecer aos livreiros espalhados pelo globo um simples, eficiente e conveniente modo de se conectar aos compradores de livros .

- Por que foram esses países escolhidos?

Escolhemos a Suécia, Rússia, Polônia e o Brasil pois gostaríamos de iniciar nossa entrada em mercados com diferentes condições. Em um lado técnico, tínhamos o interesse de testar diferentes línguas e caracteres no Gojaba.com. Era também de nosso interesse criar uma plataforma que atuasse em diferentes culturas de livros, ambientes competitivos e diferente utilização de internet .

- A Abebooks é bastante conhecida entre os brasileiros que compram livros no exterior, por que a necessidade de se criar uma outra marca, no caso o Gojaba.com, para entrar no mercado brasileiro?

O Gojaba.com é uma plataforma flexível, que procura compreender os compradores e livreiros brasileiros, e assim atender melhor as suas necessidades. Acreditamos que nosso modelo de baixa tarifa e de mínimo contato com o comprador, além da possibilidade de unir vendedores e compradores de diferentes partes do mundo é muito atrativa para diversos livreiros.

O modelo administrativo da Abebooks foi criado para atender as necessidades dos livreiros localizados na América do Norte e no Oeste Europeu. Gojaba.com foi criado para entrar em diferentes mercados e satisfazer diferentes necessidades. Ele foi desenhado desde o início também para ser capaz de trabalhar com diferentes línguas e caracteres. Um livro escrito com os caracteres russos, por exemplo, não poderia ser encontrado em grandes plataformas internacionais que trabalham com o Mercado online de livros.

- Por que a Abebooks, através do Gojaba.com resolveu entrar no mercado brasileiro neste momento? O que o Brasil tem de atraente?

O Brasil é um grande país onde a quantidade de leitores, usuários de internet e livreiros online cresce cada vez mais. Um grande diferencial do Brasil é a capacidade de se adaptar e acompanhar rapidamente as mudanças do mercado. É fascinante ver o número de vendedores que são flexíveis e estão aptos a trabalhar também na internet e participar deste mercado que vem crescendo cada vez mais, assim como o número de compradores que já adquirem títulos através do mercado online de livros. Com o aumento da demanda por livros usados e raros através da internet, nós acreditamos que poderemos auxiliar os livreiros a aprimorarem ainda mais os seus serviços e desenvolver o mercado de livros no Brasil.

- Em um dos principais portais brasileiro de livros usados encontram-se cadastrados mais de mil sebos e o internauta dispõem de quase três milhões de livros para compra. Como o Gojaba se prepara para enfrentar essa concorrência já estabelecida?

Por ser um site internacional, livreiros terão acesso a consumidores em todo o mundo e compradores no Brasil poderão encontrar livros de vendedores nacionais e internacionais.

O site também é baseado em um modelo de baixo custo, então é possível oferecer aos livreiros uma taxa de inscrição conveniente : Após os seis meses da promoção de assinatura gratuita, vender no Gojaba.com irá custar apenas R$ 15 mensais. Criamos este modelo de tarifa única para atrair apenas livreiros profissionais.

Todas as características do site assim como a maneira que o compradores e vendedores se conectam, sem a necessidade de intermediários, foram e estão sendo criadas para que a utilização do site seja extremamente simples e que o uso de suporte ao cliente seja minimizado.
Nós estamos criando um site que torna a venda de livros online simples e conveniente. Após poucas semanas, já temos mais de 400.000 livros cadastrados e isso significa, para nós, que os livreiros apreciam o nosso site.


- Como vocês esperam ser recepcionados pelo consumidor brasileiro?

Os consumidores brasileiros estão comprando livros no Gojaba.com e estão aprendendo a apreciar a simples e muito eficiente interface de busca. Nós lançamos a apenas 5 meses e nosso website está sendo aperfeiçoado a cada dia. Nós esperamos e acreditamos que que o Gojaba.com irá se tornar o site de venda de livros favorito para muitos compradores brasileiros.

- Quais os próximos países que deverão integrar o Gojaba.com?

Nós ainda não decidimos, apesar de já estarmos considerando alguns diferentes países. Nós últimos cinco meses já lançamos em quatro países. Nós aprendemos, e ainda estamos aprendendo muito com os livreiros. Existem muitas funções que desejamos adicionar no Gojaba.com e vários pequenos detalhes que iremos aprimorar. Nos próximos meses estaremos definitivamente trabalhando mais para aperfeiçoar o website.

Um comentário:

Marcos disse...

Primeiramente queria reverenciar este Blog. Muito bom. Sou editor e responsável pelo blog Cultura Nordestina: http://culturanordestina.blogspot.com/, nele divulgo os diversos ramos de nossa cultura popular nordestina e brasileira. Gostaria de propor uma parceria na troca de links entre nossos blog. Aguardo retorno. Obrigado.