sexta-feira, 9 de novembro de 2007

"Quem de palavras tem experiências"

Quando eu criei o Bazar das Palavras em novembro de 2002 não imaginava que a frase escolhida para a minha assinatura das mensagens trocadas entre eu e os clientes iria se tornar emblemática. Quando criei a livraria pensei em chamar de "Bazar das Letras" mas esse nome já existia, pensei então: "Se as letras são importantes para os livros, o que são elas se não formarem palavras?" e ai saiu o "Bazar das Palavras". A frase escolhida, voltando a vaca fria, era de autoria do Saramago: "Quem de palavras tem experiência sabe que delas se deve esperar tudo"...cinco anos depois, por conta da livraria, até editor de livro eu virei.. quem diria?!

E minha mãe, como a viúva citada por Rubem Borba de Moraes no Bibliófilo Aprendiz, detestava, no meus tempos de moleque, me ver entrando com "mais um livro velho" dentro de casa, não pela cultura que eles traziam, mas por ela ter noção do quanto eles tinham custado... Hoje ela deve pensar que deveria ter me dado menos bronca e incentivado mais a gastança! (sonho meu..).

Meu primeiro in-folio ficou escondido embaixo do colchão durante meses! Hoje está todo garboso na minha estante de livros, deve se lembrar do tempo das vacas magras, quando foi "contrabandeado" para uma casa estranha, mantido em cativeiro, em lugar escuro e apertado por dias. Hoje reina soberano, livre, enfim, como qualquer in-folio que se preze deveria ser!

Nenhum comentário: