domingo, 2 de novembro de 2008

Exercício de futurologia

Alguém aqui já leu algum livro do Júlio Verne? Bem, se não tiver lido com certeza já assistiu algum filme inspirado por sua obra, ou já ouviu falar a respeito desse escritor francês do século XIX.

Alguns de seus livros são verdadeiros exercícios de futurologia, como o romance Da Terra a Lua, escrito em 1865. Cento e quatro anos antes dos homem pisar lá, Verne erra por 30 km o local exato do lançamento da espaçonave, acertando, porém, o estado norte-americano onde isso ocorreu, a Flórida. Além dessa incrível coincidência, a espaçonave no romance é chamada de Columbiad e o módulo de comando da Apolo 11 chamava-se Columbia, levando a mesma quantidade de tripulantes, três, previsto por Júlio Verne. Outra espantosa similaridade é a dimensão das duas espaçonaves, a real e a fictícia.

Em outro romance, chamado París no Século XX, ele nos surpreende com outras invenções: o ar condicionado, a televisão e, pasmem, um rudimento do que viria a ser a internet. Seus romances ainda trazem a predição de outros inventos, tais como: projetores, helicópteros, jukeboxes e o submarino nuclear. O Nautilus, da obra Vinte Mil Léguas Submarinas, era movido por um dispositivo similar ao atual motor termonuclear, tanto que o primeiro submarino nuclear norte-americano foi batizado de Nautilus em homenagem ao escritor, e navegou vinte mil léguas.

Mas, para não dizer que santo de casa não faz milagre, um outro escritor, Monteiro Lobato, que qualquer brasileiro deve conhecer devido ao Sítio do Picapau Amarelo, também teve o seu dia de visionário. Em 1926 ele publicou um curioso romance que tinha dois títulos: O Conflito das Raças ou O Presidente Negro, que ainda levava como subtítulo: Romance americano do ano 2228. Errando por duzentos e vinte anos, ele previa que os Estados Unidos teriam uma corrida eleitoral onde uma mulher e um negro disputariam a presidência da República. Hillary Clinton já virou passado, porém Barack Obama é o favorito nas pesquisas. Quarta-feira, dia 4, ocorrerá a eleição que deverá, caso Barack ganhe, ser histórica, não só pelo país mais poderoso do mundo, marcado por grandes tensões raciais ao longo do século XIX e XX, ter seu primeiro presidente afro-descendente, mas por colocar o pai da Emília no mesmo panteão ao lado de Júlio Verne ;-)

Paulo Rezzutti
http://www.bazardaspalavras.com.br/

Nenhum comentário: