sábado, 17 de novembro de 2007

Viajantes

Existe algo mais delicioso na vida do que conhecer um lugar diferente? Pode ser um em que o povo fala a mesma língua que a sua... ou quase... afinal nosso Brasil, repleto de centenas de brasis, é imenso! Quanta coisa diferente, quantas experiências maravilhosas que você pode ter durante uma viagem. E para fora do nosso país, então? Saí poucas vezes do Brasil, mas sempre tentei me virar, sem essa de comprar pacote daqueles "Conheça 5.800 países em 7 dias", fala sério... não dá... Primeiro que geralmente você vira um boneco na mão do pessoal da agência, tem tanta recomendação, tanto "senão" que você acaba curtindo a piscina, a vista e o bar do hotel e eventualmente foge na última noite só para sentir um pouco de liberdade em um país estranho. Uma vez, em Santiago do Chile, olhei com pena uma dúzia de mulheres que estavam enlouquecidas, na mais cara área turística, comprando o que podiam de jóias em prata, cobre e lapis-lázuli enquanto membros da agência de turismo tentavam desesperadamente pastoreá-las de volta para a van para deixá-las em segurança... tadinhas, gastaram uma fortuna em badulaques que sairiam por um terço no centro de Santiago, no Portal Fernando Concha.... coisa que só quem conhece "las picadas del txile" sabe... o que não rola com o pessoal de agências de turismo.

Ok, já devem estar se perguntando: Que raios um livreiro quer ao falar a respeito de viagens?

Tudo! Sabiam que o que mais vende em livrarias antiquárias são relatos de viajantes? Como assim, eles não tinham blogs?!?! Não, não tinham, muitos então nem chegaram a conhecer a iluminação elétrica!

O legal de ler algo sobre o nosso país escrito por um estrangeiro é a mudança da ótica. Um viajante, quer seja ele de qual país for, olha o país alheio com uma ótica própria, com o ponto de vista de alguém que vê um quadro, que até pode momentaneamente participar do quadro, mas que não pertence àquele local, aquele país, só está lá naquele momento... observando. O que torna o relato por vezes imparcial, mas às vezes também preconceituoso.

Dicas de alguns livros de relatos de viajantes estrangeiros no Brasil:

- Teresa Isenburg (org.) - NATURALISTAS ITALIANOS NO BRASIL - São Paulo, Ícone/Secretaria da Cultura, 1990

-
Graham Eden Hamond - OS DIÁRIO DO ALMIRANTE GRAHAM EDEN HAMOND - Rio de Janeiro, J. B., 1984.

- Pe. Martinho de Nantes - RELAÇÃO DE UMA MISSÃO NO RIO SÃO FRANCISCO - São Paulo, Nacional, 1979

- Gabriel Soares de Sousa - TRATADO DESCRITIVO DO BRASIL EM 1587. São Paulo, Cia. Editora Nacional, 1987

- Pe. Antônio Sepp - VIAGEM ÀS MISSÕES JESUÍTICAS E TRABALHOS APOSTÓLICOS - Belo Horizonte/São Paulo, Itatiaia, 1980

- Hercules Florence - VIAGEM FLUVIAL DO TIETÊ AO AMAZONAS DE 1825 A 1829 - São Paulo, Cultrix/Edusp, 1977

Richard Burton - VIAGENS AOS PLANALTOS DO BRASIL - São Paulo, Nacional, 1983

Levy Rocha - VIAJANTES ESTRANGEIROS NO ESPÍRITO SANTO - Brasília, Embrasa, 1972

Nenhum comentário: